Palestras educacionais e motivacionais

Maria Carolina Loureiro

A minha experiência como palestrante nas áreas de conhecimento relacionadas à neurocirurgia vascular teve início em 2008 na Escola de Enfermagem do Hospital Tenon em Paris e se aperfeiçoou ao longo de 10 anos como professora universitária no Brasil, onde lecionei as disciplinas de neurologia e de saúde global.

No intuito de adequar o ensino médico à altura dos desafios globais em saúde que os futuros profissionais irão enfrentar, introduzi a disciplina de saúde global no Departamento de Saúde Coletiva na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2013 e assim, me tornei a primeira professora deste tema na graduação de medicina.

A convite de empresas e escolas interessadas em promover a saúde física e o bem-estar mental de seus colaboradores e alunos, tenho compartilhado meus estudos sobre o papel do estresse crônico como um fator desencadeante das doenças crônicas não-transmissíveis e quais atividades intencionais podem ser benéficas para o funcionamento cerebral.

Com base nestes conhecimentos acadêmico e profissional, as minhas palestras estão concentradas em duas grandes áreas de conhecimento:

Medicina mente e corpo: como promover a saúde física e mental através do conhecimento da neurociência.

Temas relacionados a este tópico tem sido apresentados em escolas para adolescentes e em empresas para executivos e seus colaboradores.

Saúde global: a saúde como vetor geopolítico e como estratégia de política externa.

Tais assuntos tem sido compartilhados em atividades no meio acadêmico e universitário para alunos de graduação e pós-graduação de medicina e de relações internacionais, incluindo a interface entre a saúde, a economia, o direito internacional, a propriedade intelectual e os Direitos Humanos.

Dra Maria Carolina Loureiro

Médica neurocirurgiã formada pela Universidade de Paris XI, trabalha com doenças cérebro-vasculares desde 2005. Sua principal atividade clínica é voltada para tratamento de doenças neurológicas, com base nos princípios da Slow Medicine. Tambem é palestrante e desenvolve temas relacionados à suas pesquisas em doenças crônicas e na promoção da saúde física e mental. Maria Carolina se especializou em Saúde Global numa das instituições de ensino de maior prestígio no mundo, The Graduate Institute of International and Development Studies.