Biografia

Maria Carolina Loureiro

Médica neurocirurgiã, fez especialização em Neurocirurgia no CHU (Centro Hospitalar Universitário) Bicêtre (Paris) e Mestrado em Neurociências na Universidade de Paris-Sud XI, na França entre 2004 e 2005. Possui Doutorado em Inovações Terapêuticas pela mesma universidade. Concluiu igualmente Mestrado Profissional Internacional em Doenças Neurovasculares obtido na Universidade Mahidol (Tailândia) e obteve Diploma Universitário em Imagem Neurovascular Diagnóstica e Terapêutica pela Faculdade de Medicina da Universidade Paris Descartes em 2008. Especializou-se e trabalhou por quatro anos com o Prof. Jacques Moret, uma referência internacional na área de Neurorradiologia Intervencionista, na Fondation Rothschild em Paris.

Professora de Neurologia no Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 2010, Maria Carolina trabalha com doenças cérebro-vasculares e a prevenção de doenças crônicas e seus fatores de risco.

Depois de ter participado na elaboração de uma parceria público-privada entre um hospital universitário e as autoridades ligadas à saúde pública, passou a ter maior interesse em promover a saúde a partir de uma perspectiva baseada na saúde coletiva. Esta experiência a fez reconhecer os fatores externos que influenciam as políticas de saúde, como comércio internacional, propriedade intelectual, relações exteriores e direito internacional.

Com o intuito de expandir o seu conhecimento nesses tópicos, entre 2013 e 2015, Maria Carolina se especializou em Saúde Global numa das instituições de ensino de maior prestígio no mundo, The Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra), referência global nos estudos das Relações Internacionais. Também concluiu MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde recebeu Prêmio de Melhor Aluna por elevado rendimento acadêmico.

O campo acadêmico da saúde global tem como desafio integrar de maneira efetiva as dimensões política, jurídica, econômica, social e ambiental da vida das populações, estudando criticamente o impacto de dinâmicas globais na esfera local. Por iniciativa própria, Maria Carolina decidiu compartilhar os temas relacionados à saúde e à geopolítica e tornou-se a primeira professora de Saúde Global em um curso de graduação médica no Brasil em 2013.

Maria Carolina é aluna pesquisadora no Departamento de Saúde Global na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo com foco na circulação global de políticas públicas e acesso a medicamentos para doenças crônicas não-transmissíveis, incluindo AVC.

Cursou História da Arte na Ecole du Louvre em Paris.
Fala quatro línguas: português, francês, italiano e inglês.

Dra Maria Carolina Loureiro

Médica neurocirurgiã formada pela Universidade de Paris XI, trabalha com doenças cérebro-vasculares desde 2005. Sua principal atividade clínica é voltada para tratamento de doenças neurológicas, com base nos princípios da Slow Medicine. Tambem é palestrante e desenvolve temas relacionados à suas pesquisas em doenças crônicas e na promoção da saúde física e mental. Maria Carolina se especializou em Saúde Global numa das instituições de ensino de maior prestígio no mundo, The Graduate Institute of International and Development Studies.