O engajamento com saúde e o bem-estar dos funcionários estão finalmente tomando o centro do palco no mundo dos negócios. Está cada dia mais evidente a importância da saúde mental e sua estreita relação com a saúde física. Um dos grandes desafios globais em saúde também está relacionado aos efeitos nocivos do estresse nos indivíduos, nas empresas e na comunidade. O estresse crônico predispõe as pessoas a um maior risco para ter síndrome metabólica, caracterizada por aumento da pressão arterial, diabetes, ganho de peso e queda da imunidade. Há evidências comprovadas cientificamente que o estresse crônico é um dos fatores envolvidos na gênese de doenças crônicas. No mercado de trabalho, nove em cada dez brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Sintomas de depressão e ansiedade atingiram, em 2020, 55% dos trabalhadores de serviços essenciais no Brasil. O nosso programa de gestão da saúde nas empresas otimiza sistematicamente os fatores que promovem a saúde física e mental dentro das organizações. Para nós, investir em saúde física e mental requer uma abordagem multidisciplinar e integrada. A nossa estratégia é customizada segundo o estudo detalhado perfil emocional e epidemiológico das pessoas em cada setor, para atingir o nível de impacto que as organizações estão realmente buscando.
A partir de sua perspectiva pessoal, como descendente de migrantes vindos de Siena (Itália) e de ugandeses e nigerianos chegados ao Brasil através da diáspora forçada, Maria Carolina Loureiro compartilha suas experiências e explica como sentiu o preconceito e a discriminação nos âmbitos familiar, social e acadêmico desde a infância até hoje.
Compartilha experiência profissional negra no Brasil e mundo, para melhor compreensão das experiências do dia-a-dia de profissionais negros; e busca a educação e compreensão das dimensões do racismo estrutural e velado, relacionadas à justiça social, aos direitos humanos, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e à vantagem competitiva da diversidade no mercado de trabalho.
Formada em Saúde Global e em Direitos Humanos em Genebra, abraça a causa da diversidade e da equidade de gênero.