Biografia

Médica neurocirurgiã, fez especialização em Neurocirurgia no CHU (Centro Hospitalar Universitário) Bicêtre (Paris) e Mestrado em Neurociências na Universidade de Paris-Sud XI, na França entre 2004 e 2005.

Possui Doutorado em Inovações Terapêuticas pela mesma universidade. Concluiu igualmente Mestrado Profissional Internacional em Doenças Neurovasculares obtido na Universidade Mahidol (Tailândia) e obteve Diploma Universitário em Imagem Neurovascular Diagnóstica e Terapêutica pela Faculdade de Medicina da Universidade Paris Descartes em 2008.

Especializou-se e trabalhou por quatro anos com o Prof. Jacques Moret, uma referência internacional na área de Neurorradiologia Intervencionista, na Fondation Rothschild em Paris.

Foi Professora de Neurologia no Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo por 10 anos, Maria Carolina trabalha com doenças cérebro-vasculares e a prevenção de doenças crônicas e seus fatores de risco.

Depois de ter participado na elaboração de uma parceria público-privada entre um hospital universitário e as autoridades ligadas à saúde pública, passou a ter maior interesse em promover a saúde a partir de uma perspectiva baseada na saúde coletiva. Esta experiência a fez reconhecer os fatores externos que influenciam as políticas de saúde, como comércio internacional, propriedade intelectual, relações exteriores e direito internacional.

Com o intuito de expandir o seu conhecimento nesses tópicos, entre 2013 e 2015, Maria Carolina se especializou em Saúde Global numa das instituições de ensino de maior prestígio no mundo, The Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra), referência global nos estudos das Relações Internacionais. Também concluiu MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde recebeu Prêmio de Melhor Aluna por elevado rendimento acadêmico.

O campo acadêmico da saúde global tem como desafio integrar de maneira efetiva as dimensões política, jurídica, econômica, social e ambiental da vida das populações, estudando criticamente o impacto de dinâmicas globais na esfera local. Por iniciativa própria, Maria Carolina decidiu compartilhar os temas relacionados à saúde e à geopolítica e tornou-se a primeira professora de Saúde Global em um curso de graduação médica no Brasil em 2013.

Com o objetivo de promover a saúde física e emocional, Maria Carolina cursou:

A Abordagem Integrada da Mente (AIM) é um método terapêutico que possibilita um grande mergulho na história do paciente, para resolver memórias traumáticas e registros de eventos em diferentes fases da vida com grande sofrimento emocional.

A Abordagem Integrada da Mente é uma terapia desenvolvida pelo psiquiatra Dr Diogo Lara, onde há combinação de 18 escolas de psicologia, dentre elas:

O método de Peter Levine entende que os traumas se desenvolvem não por eventos em si, mas pela incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar experiências estressantes. A técnica de AIM atua nas áreas mais profundas e inconscientes da mente e do sistema nervoso central. Por isso, com poucas sessões (em geral, menos de cinco), a AIM traz grande alívio dos sintomas e desconfortos emocionais decorrentes de acontecimentos do passado.

Cursou História da Arte na Ecole du Louvre em Paris.

Fala quatro línguas: português, francês, italiano e inglês.

Empresas que me fizeram confiança



logo-ems
logo-db-schenker
logo_gp
logo-eac
logo-progresso
logo-ufrgs
Carolina Loureiro
Neurocirugiã, professora e terapeuta com vasta e sólida trajetória na medicina na França e no Brasil. Pensadora da neurociência como fonte de conhecimento para o bem-estar e melhoria da saúde mental e equilíbrio emocional do ser humano, pratica a medicina do estilo de vida.

Formada em Saúde Global e em Direitos Humanos em Genebra, abraça a causa da diversidade e da equidade de gênero.