Saúde global e o papel da interdisciplinaridade no ensino das profissões de saúde

PUC-SP

Agenda

A definição mais dominante (se ainda contestada) de saúde global indica "uma área para estudo, pesquisa e prática que prioriza a melhoria da saúde e a obtenção de equidade na saúde para todas as pessoas em todo o mundo" e "envolve muitas disciplinas dentro e fora das ciências da saúde e promove a colaboração interdisciplinar".

Para muitos de nós comprometidos em promover a equidade global em saúde por meio de pesquisas, a importância de trabalhar com uma ampla gama de perspectivas nunca foi tão clara. Muitos fatores que têm impactos dramáticos sobre a saúde não estão no setor da saúde.

Os problemas de saúde globais complexos e cada vez mais transnacionais imploram por uma abordagem interdisciplinar.

Dra Maria Carolina Loureiro

Médica neurocirurgiã formada pela Universidade de Paris XI, trabalha com doenças cérebro-vasculares desde 2005. Sua principal atividade clínica é voltada para tratamento de doenças neurológicas, com base nos princípios da Slow Medicine. Tambem é palestrante e desenvolve temas relacionados à suas pesquisas em doenças crônicas e na promoção da saúde física e mental. Maria Carolina se especializou em Saúde Global numa das instituições de ensino de maior prestígio no mundo, The Graduate Institute of International and Development Studies.